💬Versão HTML5

• Boas,

Fica este espaço para deixarem os vossos comentários relativamente à nova versão.

Volto a frisar: antes de reportarem um erro ou se queixarem se problemas de desempenho, leiam bem os tópicos disponíveis na secção HTML5. Além de uma lista de erro conhecidos (significa que não precisam de ser reportados) há também recomendações de navegadores, entre outras:

Chegou a versão HTML5! Programa + changelog completo

HTML5: Recomendações de navegador

Lista de erros HTML5

Como reportar um erro HTML5?

⚠️Lembrem-se que esta é uma versão em desenvolvimento! Ainda há muitos erros por corrigir, e quanto à performance, melhor para uns, pior para outros, infelizmente não há muito a fazer neste aspecto a não ser ir recolhendo informação e ver se ao longo do tempo é possível melhorar. A garantia que vos podemos dar é que os programadores têm como alta prioridade o desempenho do jogo. No entanto, como está bom para uns e mau para outros, é difícil perceber o porquê.

Apelo à vossa paciência e colaboração.

Obrigada!

PS: Para quem tem problemas de desempenho, vejam por favor a parte relativa ao desempenho neste tópico pois precisamos dessa informação. E claro, as recomendações de navegador! (têm o link mais acima neste post)

PS2: Sugestão da minha parte: coloquem as especificações do vosso computador na vossa assinatura (control panel (avatar em cima à direita)>signature) sistema operativo, processador, memória RAM, placa gráfica, e qual o navegador e versão do mesmo que escolheram para jogar, depois de terem lido este tópico.

• eles de facto resolveram os problemas dos bugs, eu agora não encontro nenhum.

não consigo é jogar.

os chrome, e outros como opera, não funcionam e em dois computadores diferentes ou não passa do primeiro ecran de carregamento ou diz erro no webgl que esta bloqueado, coisa que não esta.

o firefox da para entrar em dois computadores diferentes com sistemas diferentes agora é impossível de jogar então mudar um horário de um comboio demora uma hora, e não é exagero.

• no que se refere a aceleração de software sempre esteve activa em todos os browsers de todos os computador. por isso não posso mudar nada.

quanto à cache no firefox foi a primeira coisa que fiz não resultou, nos outros não fiz porque nem jogo railnation neles.
    só não apaguei os cookies.

mas pelo que li isso só resolve problemas no carregar do jogo, eu no firefox tenho é problemas depois do jogo carregar onde ai é é tão lento que não consigo jogar.

para alem de que tenho dois mundos no novo sistema e um no antigo, este a funcionar maravilha.

• Sim, a lerreennnnnntidão é notória.

Hoje também voltei a notar que não aparece a imagem das industrias, quando clicamos na mesma para investir.

Isto mesmo depois de actualizar o Edge. Até actualizar após a passagem para HTML 5, era igual, assim como no Chrome.

A actualização do Widget, parece-me que é mais as vezes que não actualiza que as que actualiza

• Boas,

Não está a ser fácil o início do HTML5 :/

Vamos lendo os vossos post's e tentando encontrar a melhor forma de vos ajudar.

para alem de que tenho dois mundos no novo sistema e um no antigo, este a funcionar maravilha.

Também tenho mundos no flash e no HTML5 mas ambos os sistemas funcionam bem. Uma ou outra vez noto um travamento, um gráfico que não aparece ou a visualização de alguns tópicos de mensagens que anda para trás no tempo sem que eu faça nada por isso, mas no geral, até está a funcionar razoavelmente bem. Jogo no Google Chrome e nem fiz limpezas.

Hoje também voltei a notar que não aparece a imagem das industrias, quando clicamos na mesma para investir.

Parece-me que esse erro já está identificado:

177 - Map: Industries disappear from time to time.

Já me aconteceu num cenário USA, ver as indústrias correctamente e não ver o armazém. No entanto se colocar o rato em cima do espaço ele aparece! Se tirar o rato de lá volta a desaparecer.

⚠️Lembrem-se que esta é uma versão em desenvolvimento! Ainda há muitos erros por corrigir, e quanto à performance, melhor para uns, pior para outros, infelizmente não há muito a fazer neste aspecto a não ser ir recolhendo informação e ver se ao longo do tempo é possível melhorar. A garantia que vos podemos dar é que os programadores têm como alta prioridade o desempenho do jogo. No entanto, como está bom para uns e mau para outros, é difícil perceber o porquê.

Apelo à vossa paciência e colaboração.

Obrigada!

Faço minhas as palavras da Pimpmytrain e esperemos que aos poucos tudo vá melhorando.

Obrigado pela vossa colaboração.

Abraços (com a devida distância de segurança, claro!!!)

Frums

• Não encontrei nada de especial em relação a erros, mas como não sou "mestre" em informática, talvez seja por isso.

O que eu notei é que para abrir o jogo sem estar a janela aberta, ele não abre. Outra coisa é a dimensão do "janela" da sociedade que é muito larga e dificulta ver o mapa. Tem mais 1/3 da medida antiga. A leitura das mensagens também perdeu muita qualidade, tanto na apresentação (muito complicada na abertura) assim como na cor (menos nítida).

• frums

o antigo funciona perfeitamente os html5 é uma lentidão exasperante.

eu jogava num chrome base mas à uns dois anos na anterior tourada tive de mudar para o firefox que o chrome era lento e tinha lag, agora o chrome nem abre com o html5.

o que irrita é que este problema de lentidão já conhecido desde à muito quando eles testaram num servidor russo e tiveram de voltar atrás mas pelos visto desde então, pelo menos desde o ultimo masters, que nada mudou.

e eu até percebia que conforme os server fossem acabando se ia mudando, agora mudar um servidor que esta no 6 dia da era 6 é gozar com as pessoas no meu caso que estou sem lá entrar à dois dias foram tres meses à vida.

isto é falta de consideração por quem joga pague ou não então quem pagou é vergonhoso.

• ... Outra coisa é a dimensão do "janela" da sociedade que é muito larga e dificulta ver o mapa. Tem mais 1/3 da medida antiga.

É verdade. É necessário corrigir.

A leitura das mensagens também perdeu muita qualidade, tanto na apresentação (muito complicada na abertura) assim como na cor (menos nítida).

Além de por vezes (como há minutos), as industrias(2) evoluírem e não aparecer a respectiva informação

frums

o antigo funciona perfeitamente os html5 é uma lentidão exasperante....

Bota exasperante nisso.

• Descobre as diferenças: HTML5 - PT02 Fornalha Vs Flash – COMM26 Fast Track (4x)

Olá,

Nas 2 fotos está a cidade na mesma posição no mapa clássico, uma referente ao server: HTML5 - PT02 Fornalha outra ao COMM26 Fast Track (4x).

================================= vs =====================================

Alem de terem desativado as funções de "Tablet" numa delas, Consegues descobrir as diferenças?

Boa sorte e obrigada pela tua participação.

LYNA

• Boas,

O html5 é realmente uma grande lentidão...em que demora bastante tempo a mudar rotas/ver bens e seus tempos/ver informação das cidades...

Já reiniciei o pc várias vezes e também actualizei várias vezes no mesmo dia o jogo mas volta ao mesmo...muito lento.

• Com a lentidão que isto está, fica desmotivador jogar.

Quando se muda alguma coisa deve ser sempre para melhor, mas desta vez não aconteceu isso.

Espero que resolvam isto com brevidade.

Teterix

(citação de post publicado noutro tópico que não o correcto)

• Vamos por partes.

• O HTML5 é um mal necessário. Ou é isto, ou não se joga, tendo em conta que o Flash vai deixar de ser uma opção.

Se acho que está em perfeitas condições? Claramente que não (embora para mim - friso o 'para mim' - a diferença de um para outro não foi notória, está tudo na mesma). Mas acredito que se todos colaborarmos com informação útil e clara, damos as ferramentas necessárias para a equipa de desenvolvimento ir melhorando a situação a pouco e pouco. É um processo, não sei quanto demorado demorará. E neste ponto, não vos condenamos por qualquer decisão que tomem em relação ao jogo. É convosco e compreendemos. Mas não há outra opção de momento.

• Quanto aos erros:

Volto a referir o mesmo que noutros tópicos: leiam a informação que vos é disponibilizada. Está organizado o suficiente. Preguiça de ler nesta altura não é opção!

Há uma lista de erros conhecidos (ou seja, esses não precisam ser relatados pois já sabemos que existem e vamos trabalhar para os corrigir), consultem-na antes de publicarem o erro que pretendem publicar, e em caso de dúvida publiquem e vemos em conjunto se é ou não conhecido.

• Quanto ao desempenho:

Volto a referir: leiam! Aqui e aqui sob desempenho que está a cor diferente.

Como sugestão da minha parte, para facilitar nesta altura em particular, acho que poderiam colocar na vossa assinatura (signature) as especificações do vosso dispositivo (sistema operativo, processador, memória RAM, placa gráfica, e qual o navegador e versão do mesmo que escolheram para jogar, depois de terem lido este tópico).

Infelizmente o que me dá a entender é que vocês chegam ao fórum (não todos ok, há claramente excepções), fazem a vossa reclamação, mas não leram com atenção a informação que vos foi facultada, e não tentaram perceber se conseguem fazer algo para melhorar a situação antes de efectivamente publicarem a reclamação. E depois quando a publicam, não facultam informação útil, o conteúdo é apenas dizer que está lento, que está injogável, mas não dizem se já testaram a opção 'x' ou 'y', não nos revelam as especificações do vosso dispositivo, não dizem se já seguiram as recomendações deste tópico.

Ponham-se por um momento no meu lugar e do frums e vejam se conseguimos fazer o que quer que seja com a informação que vocês nos dão. Vamos ser uns para os outros? Eu estou a tentar dar-vos toda a informação que posso. Então façam o mesmo por mim por favor? Vamos facilitar e não dificultar ainda mais esta transição :)

LYNA, quanto ao que relatas, procura relatar os erros no sítio correcto, vamos manter isto organizado. E quanto à janela de lado, vai às opções e selecciona a opção 'janelas centradas'. Com a actualização deve ter alterado as opções ;)

joaocfm   Freixial   LYNA   Teterix   bertobraga

• Onde está o separador dos milhares?

A conta deste ERRO, gastei dinheiro desnecessário

frums

O que eu queria dizer, é isto:

Falta a imagem da industria. Estávamos a falar do mesmo?

Pimpmytrain

Se os ERROS estavam identificados, porque não os corrigiram antes de lançar a actualização?

• agora o chrome nem abre com o html5.

Como podes ver nessa imagem abaixo, eu jogo no Google Chrome versão 80.0.3987.163 (64 bits) e como te disse e não noto diferenças significativas de desempenho entre flash e HTML5.

eu até percebia que conforme os server fossem acabando se ia mudando,

Confesso que também pensava que eles fossem fazendo a mudança conforme os servidores fossem iniciando nova ronda, mas talvez por questões técnicas acabaram por mudar com rondas a decorrer.

Onde está o separador dos milhares?

Na versão Flash tu apenas podias usar os botões + e - para colocares o valor que pretendias licitar. Não sei se por erro ou propositadamente, no HTML5 é possível digitares os números que pretendes, mas tal como numa célula de qualquer folha de cálculo em que definas para separar os milhares, quando escreves não te aparece essa separação, só quando dás o enter é que o número passa a ser apresentado com o separador. Talvez seja isso que está a acontecer. Se optares por escrever a quantia que pretendes tens que ter atenção e verificar o que escreves ou antes de dares o ok, clica num dos botões + ou - que aí já muda e aparece com a separação de milhares. Outra opção, é "à moda antiga" e usa apenas os botões até teres o valor pretendido. De qualquer forma vamos enviar essa situação à equipa de desenvolvimento para ver o que nos dizem disso.

O que eu queria dizer, é isto:

Falta a imagem da industria. Estávamos a falar do mesmo?

Não de facto eu pensei que te referias a desaparecer a imagem da indústria no mapa. Não tinha reparado nesse pormenor de faltar aí a ilustração. Pelo que vi, parece-me que esse erro ainda não está identificado. Iremos encaminhá-lo para quem de direito. Obrigado pela chamada de atenção. E temos aqui um exemplo do quanto ajuda o envio de um print para que possamos mais facilmente perceber o que nos relatam ;)

Se os ERROS estavam identificados, porque não os corrigiram antes de lançar a actualização?

Como sabes, o HTML5 tem sido implementado faseadamente nos servidores. Essa lista são erros que vão sendo descobertos conforme os servidores vão evoluíndo. Certamente vão dar preferência à correcção dos erros mais graves, e levará algum tempo até que consigam corrigir todos e infelizmente, nunca será de descartar a hipótese de irem aparecendo mais alguns.

Por isso apelamos à vossa compreensão, paciência e colaboração, para que todos juntos possamos fornecer a informação clara e devidamente identificada de cada erro, de forma a que a sua solução possa ser o mais breve quanto desejável.

Abraços,

Frums.

• Como podes ver nessa imagem abaixo, eu jogo no Google Chrome versão 80.0.3987.163 (64 bits) e como te disse e não noto diferenças significativas de desempenho entre flash e HTML5.

.....

Frums

Eu também jogo 1 versão do jogo no Chrome e estou a usar a versão 81... (como podes ver)

E a lentidão é igual usando o Chrome (na ultima versão) ou o Edge (ultima versão também).

Posso adiantar que há momentos, ao querer investir numa industria, não aparecia o espaço para poder investir.

Tive de fechar o quadro e voltar a abrir para poder investir.

• Vou responder a coisas que ainda não foram respondidas. Se não estiver aqui nada do vosso interesse, leiam as mensagens acima, desempenho > leiam as recompensações de navegadores ;)

O que eu notei é que para abrir o jogo sem estar a janela aberta, ele não abre.

Sim, convém ter a janela aberta e activa para que o jogo abra. Isto já tem vindo a acontecer em vários navegadores e com várias outras páginas. Por exemplo, no meu caso, no Chorme, se eu abrir um vídeo no YouTube noutro separador o vídeo não reproduz enquanto eu não clicar no separador para activá-lo. Não é erro e sim como algumas páginas funcionam hoje em dia, não sei se tem algo a ver com o HTML5, mas no meu caso com o Flash eu também tinha de ter a janela do jogo activa para que o jogo abrisse...

Outra coisa é a dimensão do "janela" da sociedade que é muito larga e dificulta ver o mapa. Tem mais 1/3 da medida antiga.

Teterix Mostras-me uma captura de ecrã pfv? Qual é a resolução do teu ecrã? Penso que se deve a isso. No meu caso aparece bem por exemplo, como antes. Resolução 1920x1080. Mais pequenas é capaz de aparecer janelas maiores.

A leitura das mensagens também perdeu muita qualidade, tanto na apresentação (muito complicada na abertura) assim como na cor (menos nítida).

Suponho que o problema seja o mesmo, resolução mais baixa. No meu caso aparece tudo ok. No entanto, li algures (penso que foi na lista de bugs conhecidos) que de facto as letras estão mais fininhas e eles estão a trabalhar nisso.

Onde está o separador dos milhares?

A conta deste ERRO, gastei dinheiro desnecessário

Acho que o frums já respondeu tudo o que se poderia dizer em relação a isto. A única coisa que está errada é o separador em si. Deveria ser um espaço ou um ponto e não uma vírgula. Também já foi reportado.

Pimpmytrain

Não sei. É a minha resposta sincera. Não sou programadora nem ninguém mais acima para tomar este tipo de decisões, mas o jogo para mim está bom. Tem erros sim mas não são erros que impeçam de jogar, a maior parte deles. Então se eles vêem o mesmo que eu, acredito que tenha sido por isso que se decidiu implementar o jogo assim.

Além disso, assim há mais olhos a observarem esta versão que nos possam ajudar a detectar os erros que não foram já detectados. É por isso que vos apelo para que colaborem, leiam, e sigam as nossas indicações.

Freixial por exemplo, já criei um tópico na secção de bugs da tua parte. É assim que deves fazer quando encontras um erro, procuras na lista de bugs se existe, se não existe lá ou se tens dúvidas e não percebeste bem se existe ou não, cria um tópico na secção de bugs ;)

E este tópico fica para discutir o assunto. Reportar bugs façam-no no sítio correcto por favor. Repito, vamos manter isto o mais organizado possível senão ninguém se entende. Obrigada!

E a lentidão é igual usando o Chrome (na ultima versão) ou o Edge (ultima versão também).

Posso adiantar que há momentos, ao querer investir numa industria, não aparecia o espaço para poder investir.

Tive de fechar o quadro e voltar a abrir para poder investir.

Freixial no teu caso, acredito que antes a performance também não fosse a melhor? Pelo que vejo do teu processador não é grande coisa para hoje em dia. E suponho que a gráfica seja a integrada..?

A explicação pode estar aí, NO ENTANTO, concordo que um jogo de browser como o RN não deveria ser tão exigente. Acredito que ao longo do tempo eles vão tentando optimizar a versão para que exija menos poder gráfico e de processamento, mas chegará sempre a um ponto em que computadores com menos capacidade não conseguem correr o jogo, tal como vai acontecendo com tudo o resto. Alguns PCs até para correr o Windows 10 se vêem à rasca. Nada a fazer nesse aspecto.

O que te sugiro é o que tenho sugerido até agora. Testa vários navegadores até encontrares o que funciona melhor para ti. Se dantes era o Chrome agora pode ser o Firefox, vice-versa, ou nenhum dos dois. Experimenta, testa, encontra o que funciona melhor no teu caso, segue as recomendações de aceleração de hardware e afins e bom... se tiveres oportunidade de testar num PC melhorzinho verás que a performance certamente é melhor ;)

• frums mas vários jogadores tem o mesmo problema e não conseguem correr o jogo em determinados browsers.

como disse noutro lado o chrome já era lento por isso é que eu jogava no firefox agora no chrome nem entra e no firefox é lentíssimo.

já agora na versão flash podíamos digitar, pelo menos no firefox eu podia, as licitações e tinha separador dos milhares.